Colégio Estadual Francisco Portella Turma : 2001 Professora Marisa Werneck Arenari

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Força eletromotriz
Sabe-se que quando se utiliza uma pilha num circuito como o da lanterna, por exemplo, a energia química da pilha é transformada em energia elétrica. Durante o processo, a pilha fica aquecida, o que significa que nem toda sua energia química for transformada em elétrica, pois houve dissipação por efeito Joule.
O mesmo acontece com outros tipos de geradores, inclusive os usados em usinas. A potência não elétrica que o gerador recebe para ser colocado em funcionamento é transformada em potência elétrica, que então é cedida ao circuito. No entanto, a potência elétrica cedida tem um valor menor que o da potência recebida, porque uma parte da potência recebida é transformada em potência dissipada (que ocorre em resistores). Daí, pode-se concluir que o gerador também funciona como um resistor de resistência interna r.
Por essas razões, a fonte de energia que faz os elétrons se moverem em um circuito elétrico é denominada fonte de força eletromotriz (fem). Exemplos de fontes fem:
Energia química (bateria).
Energia luminosa (bateria solar).
Diferença de temperatura (termo-par).
Energia mecânica (queda d'agua).
Energia Térmica:
Queima de carvão.
Queima de óleo combustível.
Reações nucleares.
Utilizaremos o termo “bateria'' de maneira genérica, para designar qualquer fonte de fem. Inicialmente vamos considerar somente situações para as quais a fem não varia como uma função do tempo. Neste caso, veremos que a corrente produzida no circuito pode ou não variar com o tempo. Se a corrente for também constante, temos uma situação de estado estacionário com uma corrente contínua fluindo no circuito.

Lívia Martins, Waldriléria , Thaiane, Marcus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores