Todos os materiais exercem uma certa resistência, por menor que seja, ao fluxo de elétrons, o que provoca uma perda indesejada de energia (efeito Joule). Com os geradores não é diferente, ou seja, enquanto a corrente passa do polo negativo para o positivo, há uma perda de energia devido à resistência interna do próprio dispositivo.
Assim sendo a energia que chegará no resistor conectado ao gerador não será total, visto que a DDP entre os terminais do gerador e os terminais do resistor seráo diferentes. Para calcularmos qual será a DDP dos terminais do resistor, utilizamos a chamada Equação do gerador que, matematicamente, se traduz na forma U = ε − ri.
Vale lembrar que não existem geradores cuja força eletromotriz seja igual à DDP do resistor, uma vez que todo e qualquer material exerce resistência. No entanto, para efeito de cálculos, é bastante comum o uso da expressão gerador ideal, que nada mais seria que aquele cuja resistência interna é nula, ou seja, não haveria perdas indesejadas na potência do circuito.
A força eletromotriz pode ser gerada de diversas formas, destacam-se, entre outras:
- Efeito Peltier
- Força eletromotriz de Thomson
- Força eletromotriz inversa
- Força eletromotriz térmica
- Força fotoeletromotriz
- equipe:LAURA BIANCA F DALVIANE FRANCIELI SARA IDIVALDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário